O que é ser proativo?

Utilizando um pouquinho da tecnologia que temos fácil acesso, peguei as definições do Wikicionário para a palavra “proativo”:

1 – Que toma atitudes para resolver problemas antes que eles aconteçam;

2 – Alguém ou alguma situação que antecede problemas, mudanças ou necessidades futuras, que seja capaz de antecipar e modificar uma ocorrência de forma hábil e competente.

Talvez, hoje em dia, este termo seja utilizado por muitas pessoas de forma errada, uma vez que é distorcido já há algum tempo.

O mundo corporativo busca, além das competências técnicas, basicamente um profissional que seja proativo. Tais profissionais, sendo assim, terão visibilidade. Mas o que acontece com aqueles que são os chamados proativos, mas nunca são reconhecidos?

O que acontece é que, durante o desenvolvimento corporativo, várias palavras foram utilizadas de forma indevida, perdendo o significado ou sendo distorcidas, e muitas das vezes as pessoas pensam que são o que na verdade não são.

Como visto pela definição do Wikicionário, pessoas proativas são aquelas que têm grande capacidade de prever situações que poderão gerar algum tipo de transtorno, e desta forma tais pessoas antecipam soluções para essas situações com grande precisão e eficácia. Ou seja, não tem muito a ver com a rotina diária de um trabalho. Proatividade é um comportamento que fará com que a pessoa possa demonstrar resultados de forma diferenciada dos demais que fazem parte da empresa. Um profissional proativo consegue solucionar antecipadamente situações que as pessoas normalmente, no dia a dia, teriam que enfrentar diretamente e só aí é que iriam pensar em uma solução. A pessoa proativa enxerga além do óbvio. Ser proativo não é apagar incêndios, mas sim prevenir-se contra eles.

Existem muitas pessoas, independentemente do nível ou cargo que ocupam dentro das empresas, que confundem o conceito de ser proativo com ser impulsivo. O proativo soluciona problemas. O impulsivo está sujeito a cometer muitos erros. Ambos partem de um mesmo comportamento, que é ter iniciativa. A grande diferença entre os dois é que na proatividade existe a reflexão acerca do problema e a análise sobre cada um dos pontos a serem trabalhados de forma criativa, enquanto na impulsividade analisam-se poucos ou nenhum fator, e a solução encontrada pode até resolver inicialmente, mas acaba gerando um novo problema.

O contrário do conceito de atitude proativa, como dito anteriormente, é a atitude reativa. São as pessoas que sempre precisam de um empurrão de seus pares e superiores. Pessoas assim dependerão sempre de outro para ir em frente.

Então, a partir disso, defina se você é proativo, impulsivo ou reativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>